Vamos falar de plantas que podem ser utilizadas em Sistemas Agroflorestais- SAFs?
A bananeira (Musa spp.) produz uma das frutas mais consumidas e cultivada no Mundo. Importante alimento, rico em vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas.
No Brasil é a segunda fruta mais importante em área colhida e 60% é proveniente da agricultura familiar, onde é um importante complemento da alimentação e renda de milhares de famílias (EMBRAPA,2004).
Seu cultivo vem se destacando em SAFs, para promoção de um desenvolvimento rural sustentável, por ser uma planta produtiva e versátil, se desenvolvendo bem tanto a pleno sol como a meia sombra, permitindo o consórcio com espécies arbóreas.
Como a bananeira é uma planta de touceira, ela pode ser cortada após a retirada do cacho, deixando a planta filha para produção de novo frutos. Já o caule e as folhas da planta cortada serve de fonte de matéria orgânica ao solo, mostrando que é possível produzir e ter lucros com alimentos de qualidade e, ao mesmo tempo, promover benefícios ambientais como a conservação da biodiversidade, do solo e o sequestro de carbono na Mata Atlântica.
Texto: petiano Lucas Odorizzi
Quer saber mais sobre esse trabalho? Entre em contato pelo nosso instagram @petagroecologia ou email: petagroecologia@ifc.edu.br