

Vamos falar da erva-mate, uma planta indicada para ser utilizadas em Sistemas Agroflorestais – SAFs!!


A erva-mate (Ilex paraguariensis), é uma espécie nativa, cujo consumo traz vários benefícios a saúde humana, devido as diversas substâncias orgânicas bioativas presentes nas suas folhas.


As folhas apresentam propriedades antioxidantes, estimulante do sistema nervoso central, diurética, anti-inflamatória, antirreumática e auxilia na redução do índice glicêmico da dieta.


Além de seus benefícios a saúde, a erva-mate tem grande relevância econômica para produtores de várias regiões do país, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor de folha verde de erva-mate.


Seu cultivo vem se destacando também em Sistemas Agroflorestais (SAFs), por ser uma planta produtiva e versátil, se desenvolvendo bem tanto a pleno sol como a meia sombra, permitindo o consórcio com outras espécies arbóreas.


Contudo a taxa fotossintética pode limitar a produção e o acúmulo de biomassa e, consequentemente, o seu desenvolvimento.
Assim, é ideal que o arranjo de plantas do sistema permita uma boa entrada de luz para que seja possível garantir maiores produções e melhor retorno financeiro aos produtores, e ao mesmo tempo, promover benefícios ambientais como a conservação da biodiversidade, do solo e o sequestro de carbono.
Texto:
Lucas Odorizzi – PET Agroecologia Rural Sustentável do IFC – Campus Rio do Sul
… [Trackback]
[…] Information on that Topic: pet.ifc-riodosul.edu.br/2021/07/16/vamos-falar-da-erva-mate/ […]