PETFlores

Atividade – PETFLORES – FLORES DE CORTE NO FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC

Descrição/Justificativa:
O mercado brasileiro de flores tem apresentado elevado crescimento nos últimos anos (IBRAFLOR,
2015) e representa uma das principais atividades geradoras de emprego e renda para pequenos
produtores (JUNQUEIRA; PEETZ, 2014). A base produtiva da floricultura brasileira é o cultivo em
pequenas áreas, por isso esse setor tem contribuído fortemente para viabilizar as pequenas
propriedades rurais. Em Santa Catarina, 87% das propriedades rurais são consideradas de
agricultura familiar. Reconhecidamente, as atividades rurais em pequenas propriedades devem ser
diversificadas para agregar valor aos produtos. Dessa forma, o cultivo de flores se torna uma
ferramenta importante para o desenvolvimento sócio-econômico do meio rural Catarinense. Em
Santa Catarina, estudos de zoneamento de flores realizados pela Epagri/Ciram (2004) indicam que a
floricultura tem potencial como atividade econômica, sendo esse setor importante para o
fortalecimento da agricultura familiar, gerando empregos e consequentemente para fixação e/ou
manutenção dos jovens no campo. Esse potencial explica-se pelas condições favoráveis de clima para
muitas culturas. Santa Catarina ocupa a terceira posição no ranking de área plantada com plantas
ornamentais, com cerca de mil hectares, em aproximadamente 115 municípios, envolvendo 750
famílias, com faturamento estimado de R$ 61,2 milhões, o que representa 4% do faturamento total
nacional (IBRAFLOR, 2015). Da produção total, 93% é realizada diretamente no solo e em ambiente
descoberto, principalmente devido à menor necessidade de investimento, razão pela qual Santa
Catarina se caracteriza como um estado de baixo investimento tecnológico no setor. Mesmo assim, o
Estado é autossuficiente na produção de plantas ornamentais destinadas ao paisagismo, importando
somente flores de corte e de vaso de outros estados (IBRAFLOR, 2015). A sazonalidade de consumo,
focado principalmente em datas comemorativas como o dia das mães, finados e dia dos namorados é
uma característica do mercado brasileiro (JUNQUEIRA; PEETZ, 2008). Essa característica mostra a
grande necessidade de planejamento e agendamento da produção de flores pelo produtor (CHEN et
al., 2010) para atender esses picos de demanda. Tradicionalmente o cultivo tanto do gladíolo como
do girassol e da statice ocorrem para o dia de finados, porém, recentemente trabalhos realizados na
região sul do Brasil indicam que é possível à produção de hastes florais destas flores para outros
picos de consumo, como dia das mães, namorados e festas de fim de ano (SCHWAB, et al., 2015).
Atualmente o agendamento da produção de gladíolo já pode ser realizado utilizando o aplicativo
PhenoGlad Mobile SC, que simula a data de ocorrência dos estágios de desenvolvimento da planta
(UHLMANN et al., 2017). Todas as três flores de corte apresentam como principal característica, o
ciclo curto, rusticidade e facilidade de manejo, além de inflorescências de grande beleza,
durabilidade pós colheita, baixo custo de implantação e rápido retorno financeiro, fatores que
determinam sua boa adaptabilidade ao cultivo em pequenas áreas. A statice ainda apresenta a
possibilidade de produção comercial de flores secas (desidratadas). As plantas de gladíolo, girassol e
statice se desenvolvem bem nas mais diferentes condições climáticas e de solo (SCHWAB et al.,
2015; ROSA, et al., 2014). No entanto, apresentam respostas diferenciadas de desenvolvimento, em
especial à temperatura (STRECK et al., 2012) e disponibilidade hídrica (PEREIRA, et al., 2009) no
cultivo, podendo causar danos nas plantas e afetar a qualidade final da haste floral (SCHWAB et al.,
2015). A colheita deve ser realizada nesses momentos gerando maior qualidade de flores, pois as
hastes chegarão ao mercado na data desejada com aspecto saudável e atraente, caso contrário,
ocorrerá perda da produção, pois os consumidores não aceitam hastes com flores senescentes ou
sem floretes abertos. Para que a colheita seja realizada no momento desejado, minimizando
problemas com perda de produção, deve-se adequar a data de plantio com base em conhecimento
gerado pelo zoneamento agroclimático. O zoneamento é uma ferramenta técnico-científica que visa
orientar os produtores quanto aos locais, cultivares e épocas mais adequadas ao plantio, com a
menor exposição possível aos riscos climáticos. No entanto, dados relacionados a época ideal para a
maioria das flores de corte é inexistente ou pontual. Em culturas produzidas a céu aberto, como o
gladíolo, girassol e statice, a determinação da data ideal de plantio é a principal alternativa para
agendar a produção e possibilitar que as hastes florais atinjam o ponto de colheita poucos dias antes
da data de comercialização (BECKER, 2017). Como o desenvolvimento das culturas é fortemente
controlado pela temperatura do ar, estudos on farm em diferentes regiões do estado são importantes
para oferecer informações que possam auxiliar o produtor no planejamento das datas de plantio,
visando a colheita em picos de consumo. Outro aspecto a ser considerado, é o envolvimento feminino
na produção de flores de corte. Como o cultivo de flores de corte não é uma atividade pouco comum
na região do Alto Vale do Itajaí, e quando ocorre, é praticada prioritariamente pelas mulheres da
propriedade rural, mas na grande maioria dos casos, não remunerado. Assim, a produção comercial
de flores pode vir também a contribuir para o fortalecimento do papel feminino na propriedade
rural.

Objetivos:
Objetivo geral: Caracterizar o crescimento e o desenvolvimento do gladíolo, girassol e statice na
região do Alto Vale do Itajaí, SC fomentando o desenvolvimento da região por meio do cultivo de
flores de corte. Objetivos específicos: Caracterizar a fenometria e fenologia de plantas de gladíolo,
girassol e statice em diferentes datas de cultivo na região do Alto Vale do Itajaí; caracterizar a
qualidade das hastes florais de plantas de gladíolo, girassol e statice em diferentes datas de cultivo
na região do Alto Vale do Itajaí; caracterizar a região do Alto Vale do Itajaí quanto à aptidão
climática para o cultivo do gladíolo, girassol e statice; proporcionar a experiência da pesquisaextensão-ensino aos alunos do Curso de Engenharia Agronômica, bem como o treinamento de
metodologias a serem empregadas no desenvolvimento do projeto, envolvendo a escrita, a pesquisa
bibliográfica, o planejamento e a execução das atividades do projeto; contribuir com os estudantes
do curso superior em Agronomia, especialmente nas disciplinas de Floricultura e Paisagismo e
Fisiologia Vegetal e Pós-Colheita e do curso Técnico em Agropecuária na disciplina de Jardinagem,
Paisagismo e Floricultura por meio do repasse de informações geradas nos trabalhos de pesquisa
sobre o manejo e potencialidades das culturas na região; disponibilizar informações geradas para os
produtores da Região do Alto Vale do Itajaí mediante artigos científicos, participação em congressos
e realização de dia de campo; auxiliar com assistência à implantação de cultivos com as culturas nos
municípios da região; coletar dados de crescimento e desenvolvimento em lavouras fora das áreas do
Campus; caracterizar as culturas como fonte alternativa viável de renda, especialmente para os
pequenos produtores/produtoras rurais; fomentar o protagonismo feminino no meio rural.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Os trabalhos serão realizados em três etapas. A primeira será a implantação do experimento em
áreas de campo do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, pertencente à região do Alto
Vale do Itajaí, SC (latitude 26º 12′ 51″ S, longitude 49º 38′ 35″ W e altitude de 693,7 m). O clima,
segundo classificação de Köppen, é do tipo Cfa, subtropical úmido com verões quentes e sem
estação seca definida (ALVARES et al., 2013). A temperatura média anual de Rio do Sul é de 18-19
°C. O solo é do tipo folhelhos e argilitos cinza-escuros, com associações do tipo Podzólico VermelhoAmarelo e Cambissolos (EMBRAPA, 2004). O gladíolo, o girassol e a statice serão cultivados em
canteiros preparado no sistema convencional e posteriormente coberto com palhada. As plantas de
gladíolo serão cultivadas em fileiras pareadas com espaçamento entre fileiras de 40 cm e 20 cm
entre; as de girassol serão plantadas com espaçamento de 20 cm entre linhas e 15 cm entre plantas;
e a statice com espaçamento de 50 cm entre linhas e 30 cm entre plantas. Os experimentos serão
realizados no outono-inverno e primavera-verão de 2022 (os experimentos serão repetidos por três
anos). No outono-inverno os plantios serão realizados visando a colheita das hastes florais no dia das
mães e na primavera-verão no dia de finados. Os cornos de gladíolos e as sementes de girassol e
statice serão adquiridos de fornecedores comerciais de Holambra, São Paulo e armazenados em
geladeira até o plantio. O delineamento experimental será inteiramente casualizado composto por
três espécies de flores de corte e duas épocas de plantio, sendo cada tratamento constituído por
doze repetições, e cada repetição será uma planta marcada na área central de cultivo (no total,
serão plantadas 60 plantas para cada espécie e época de plantio).Para evitar o tombamento, as
plantas serão tutoradas com fita plástica esticada nos canteiros e amarradas em estacas de madeira.
Para cada espécie e época de plantio, serão coletadas as variáveis de crescimento e desenvolvimento
de plantas e qualidade das hastes florais. Quanto ao crescimento serão avaliados semanalmente o
número de folhas, a área foliar e a estatura de plantas marcadas. A área foliar será realizada a partir
de medidas de comprimento e largura de todas as folhas de cada planta marcada. Com esses dados
será utilizada a metodologia de cálculo de área foliar proposta por Schwab et al. (2015). Também
serão realizadas coletas para quantificação de massa seca das plantas no ponto de colheita das três
espécies. A massa seca será realizada a partir de coleta de quatro plantas não marcadas de cada
espécie em cada data de plantio. As plantas serão colocadas em envelopes de papel e secas em
estufa de ventilação forçada por 6 dias a 65°C ou até peso constante e os resultados serão expressos
em gramas de massa seca (MS) por planta. Será realizada a determinação do índice de clorofila com
auxílio de um clorofilômetro portátil em folhas completamente expandidas e sadias quando as
plantas estiverem no ponto de colheita. Quanto ao desenvolvimento das plantas, o ciclo das culturas
será dividido em três fases: a fase da brotação/germinação, que vai do plantio até a emergência; a
fase vegetativa que vai da emergência da cultura ao início do aparecimento da haste ou botão floral;
e a fase reprodutiva, do início do aparecimento da haste/botão floral ao final do florescimento. Serão
realizadas avaliações para caracterização da data média para ocorrências de cada uma das fases de
desenvolvimento. Quando as hastes florais estiverem no ponto de colheita serão avaliados o
comprimento total e o diâmetro da haste floral. O comprimento total da haste floral será
determinado pela distância da base da planta no solo até a ponta da inflorescência. A avaliação do
diâmetro da haste floral será realizada com auxílio de um paquímetro digital logo abaixo da inserção
do primeiro florete (gladíolo e statice) e da inflorescência (girassol). No girassol, ainda será
realizada a medida do diâmetro da inflorescência. O número de floretes por haste de gladíolo e
statice será obtido pela contagem dos mesmos quando todos estiverem. Os dados serão submetidos
à análise da variância (ANOVA) e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey 5%.
Uma vez simulada a data de plantio para cada espécie, os dados de campo servirão de base para
verificar a adaptação das culturas para a região o Alto Vale do Itajaí, SC em diferentes épocas de
cultivo. Na segunda etapa será realizado a divulgação dos dados entre os produtores rurais e demais
representantes do setor agrícola (Secretaria Municipal da Agricultura, Epagri, Sindicato dos
trabalhadores Rurais, alunos do curso técnico em Agropecuária e Agroecologia e do curso superior
em Agronomia, entre outros …) por meio da realização de dia de campo na área experimental do IFC
– Campus Rio do Sul. O dia de campo será realizado quando o cultivo para o dia de finados estiver
instalado a campo. A terceira etapa será o auxílio e acompanhamento de cultivo das flores de corte
junto a produtores rurais da região do Alto Vale do Itajaí (nos municípios de Rio do Sul, Ituporanga,
Aurora e Trombudo Central). Para esta etapa já existem propriedades rurais selecionadas em cada
um dos municípios. Os dados de crescimento e desenvolvimento serão coletados junto aos
produtores (as). Também será dada toda assistência técnica necessária para o cultivo destas
espécies tendo como subsídio os dados gerados neste trabalho, bem como com base nos cultivos
anteriores já realizados de em áreas do IFC e outros produtores rurais.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
O presente trabalho pretende trazer progresso científico na compreensão das relações entre o solo-
planta-nutrição na produção de flores de corte, para garantia de manejo mais sustentável no
processo produtivo do gladíolo, girassol e statice na região do Alto vale do Itajaí, SC. A região tem
área e potencial para aumentar a produção de flores, no entanto, existem muitas deficiências
técnico-científicas e econômicas que inviabilizam o potencial produtivo no estado de Santa Catarina,
em especial a região do Alto Vale do Itajaí. Assim, o projeto gerará conhecimento e informações que
serão usadas no meio acadêmico, formando recursos humanos qualificados, e na melhoria do
sistema produtivo da cultura do gladíolo na região. Além disso, na região predominam pequenas
propriedades rurais, as quais podem ter na floricultura, a opção de diversificação de suas atividades
agrícolas. O cultivo de flores, adaptadas as condições edafoclimáticas da região e com manejo
adequado do solo, poderá representar uma significativa fonte de renda e incentivo para a
permanência do agricultor na propriedade rural. Espera-se ainda que as atividades e os
resultados/informações gerados na ação de pesquisa, ensino e extensão propostas promovam o
desenvolvimento do curso de Agronomia e do IFC, buscando a referência na indicação do cultivo
orgânico das flores de corte, vindo a contribuir com o desenvolvimento do cultivo das espécies na
região do Alto vale do Itajaí, onde o campus de Rio do Sul está inserido. Além disso, espera-se
capacitar os alunos do PET no campo da pesquisa, ensino e extensão, uma vez que a proposta
envolve as três dimensões. Na dimensão pesquisa espera-se que a atividade contribua na capacidade
de planejar e realizar a experimentação, por meio dos experimentos a serem implantados; Na
dimensão extensão espera-se capacitar os estudantes em técnicas de abordagem dos produtores
rurais e repasse de informações; e na dimensão ensino se espera que as atividades auxiliam na
melhoria da desenvoltura, trabalho em grupo, domínio na elaboração de execução de dias de campo
e palestras além da redação de trabalhos científicos. Desta forma, espera-se a contribuição na
formação de profissionais capacitados para atuarem tanto na pesquisa como na extensão em
instituições públicas ou em empresas do segmento, contribuindo na qualificação profissional da
região, além de que os alunos envolvidos direta ou indiretamente ao final do projeto tenham
conhecimento técnico suficiente para trabalhar com a cultura. Os resultados serão socializados na
forma de apresentação de resumos em feiras, mostras, congressos, seminários que ocorrem na
região e no Brasil. Será realizada participação na semana acadêmica da Agronomia com a
organização de um dia de campo com a cultura com objetivo de integrar o curso às atividades
desenvolvidas pelo PET (caso a semana acadêmica não ocorra, será realizado um evento somente
com as flores de corte).

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação da atividade será realizada periodicamente, especialmente nos momentos de
socialização das ações realizadas bem como dos resultados obtidos no grande grupo do PET. Para
isso serão levados em consideração a qualidade dos resultados obtidos, a aplicação prática dos
resultados, a viabilidade da atividade e a contribuição na formação do estudante para vida
profissional. Também será constantemente observado a atuação dos produtores no processo, para
avaliar o alcance da atividade proposta.