Caracterização físico-química das flores de goiabeira-serrana

Atividade – CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DAS FLORES DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE GOIABEIRA-SERRANA

Descrição/Justificativa:
A goiabeira-serrana (Acca sellowiana) é uma planta nativa do Sul do Brasil e nordeste do Uruguai
pertencente à família Myrtaceae. De acordo com a EMBRAPA (2018) nos últimos anos, a goiabeiraserrana tem despertado atenção dos pesquisadores e de produtores pelo potencial que a cultura
possui dentre as frutíferas nativas para a exploração comercial, especialmente na região Sul. No Sul
do Brasil, a espécie mostra-se adaptada as condições de clima frio, ocorrendo com maior frequência
em áreas com altitudes superiores a 800 m. Além dos frutos, muito apreciado pelos consumidores, as
flores também podem ser consumidas. Segundo (LEGRAND; KLEIN, 1977), as flores são formadas
por quatro pétalas sub carnosas, avermelhadas por dentro e cerosas por fora, estames de cor
escarlate, saindo até 2 cm acima da flor, e estigma ligeiramente engrossado. Dessa forma, para a
colheita das flores o ponto ideal é quando todo colorido das pétalas está visível. As flores podem ser
empregadas na decoração de pratos, saladas, doces (geleias, doce cremoso), entre outros em razão
do colorido, sabor adocicado e valor nutricional das pétalas. As flores são ricas em antioxidantes e
vitamina C, podendo trazer benefícios à saúde quando introduzidas na dieta humana.

Objetivos:
Geral: Avaliar as características físicas e químicas das flores de diferentes genótipos de goiabeiraserrana cultivados em sistema agroecológico na região do Alto Vale do Itajaí, SC. Específico: avaliar
as características físicas de número de pétalas e sépalas, tamanho das pétalas, massa fresca,
número de estames e comprimento dos estames e pistilo; avaliar as características químicas de: Teor
de sólidos solúveis, pH, acidez total, antocianinas, flavonoides, compostos fenólicos totais e
antioxidantes totais.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
As flores da goiabeira-serrana serão colhidas manualmente no pomar do Instituto Federal
Catarinense – Campus Rio do Sul (27° 11′ 14,3″ S; 49° 39’45,8″ W e Alt. 690 m) quando estiverem na
antese. As flores serão colhidas no início da manhã, acondicionadas em bandejas plásticas e
imediatamente levadas ao laboratório de Fisiologia Vegetal e Pós-colheita do IFC – Campus Rio do
Sul. Nas flores serão avaliadas o número e tamanho das pétalas, número de estames, comprimento
dos estames e pistilo e massa fresca total. Também serão avaliadas nas pétalas das flores os teores
de sólidos solúveis totais (SS), pH, acidez total titulável (AT), antocianina, flavonoides, compostos
fenólicos totais e antioxidantes Para estimativa da área das pétalas, será medido com régua a altura
e a largura das pétalas e os resultados expressos em cm². Os teores de AT serão obtidos por
titulometria de 10 mL do suco das flores (processado com auxílio de um ¿mixer¿) diluídos em 90 mL
de água destilada com hidróxido de sódio 0,1 N até o ponto de viragem e os resultados expressos em
porcentagem de ácido cítrico. Os teores SS serão determinados em refratômetro analógico em suco
extraído conforme descrito para AT. O pH será determinado com peagâmetro de bancada em suco
extraído das flores. A quantificação dos conteúdos de flavonoides e antocianinas totais será realizada
pelo método de Lees e Francis (1972), onde as polpas das frutas serão homogeneizadas com solução
extratora (etanol 95%: HCl 1,5 N; 85:15, v/v) e estocadas por 12 horas a 4 oC. As amostras serão
filtradas e a absorbância medida em espectrofotômetro no comprimento de onda de 374 nm para
flavonoides e 535 nm para antocianina. Os resultados serão expressos em mg 100 g-1 de MF. A
quantificação dos compostos fenólicos totais será realizada pelo método colorimétrico FolinCiocalteau. O ácido gálico será utilizado como padrão dos compostos fenólicos. Serão retirados 2,5
mL do extrato das flores e adicionados 7,5 mL de água destilada. Será tomado 1 mL do extrato
diluído e adicionado 1 mL de Folin Ciocalteau, 2 mL de carbonato de sódio a 20% e 2 mL de água
destilada. As leituras serão realizadas, após 30 minutos, em espectrofotômetro, ¿ de 760 nm. O
resultado será expresso em equivalente de ácido gálico (EAG; mg EAG g-1 matéria fresca), usando a
equação da reta obtida da calibração da curva com o ácido gálico. A atividade antioxidante total será
determinada utilizando a metodologia baseada na capacidade do extrato de sequestrar o radical 1,1-
difenil-2- picrilhidrazila (método DPPH) (Brand-Willians, Cuvelier e Berset, 1995, adaptado por
Milardovic, Ivekovic e Grabaric, 2006). Em ambiente escuro, será utilizado 0,1 mL do extrato com
3,9 mL do radical DPPH. A mistura será agitada em Vortex e deixada em repouso. As leituras serão
realizadas em espectrofotômetro, no comprimento de onda de 515 nm, após 30 minutos. A taxa de
inibição do radical DPPH será calculada utilizando a fórmula: I% = (Abranco – Aamostra / Abranco) x
100% onde, Abranco é a absorbância da reação controle (contém todos os reagentes, exceto a
amostra testada) e Aamostra é a absorbância da amostra testada.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se a partir da caracterização físico-química das flores dos diferentes genótipos de goiabeiraserrana contribuir na valorização das flores como fonte de diversificação da alimentação humana,
haja visto que muitas flores apresentam grande potencial bioativo. Também espera-se capacitar os
petianos em práticas experimentais de laboratório, desenvolver a habilidade de redação de resumos
e artigos, contribuindo na formação acadêmica dos mesmos. Espera-se redigir um artigo científico
com os dados obtidos no trabalho.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação da atividade será realizada periodicamente, especialmente nos momentos de
socialização das ações realizadas bem como dos resultados obtidos no grande grupo do PET. Para
isso serão levados em consideração a qualidade dos resultados obtidos, a aplicação prática dos
resultados, a viabilidade da atividade e a contribuição na formação do estudante para vida
profissional. Também serão observados o desenvolvimento das habilidades em exercer ações dentro
de laboratórios de análises no decorrer da execução dos trabalhos.