SAFs

Atividade – POTENCIAL DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROFLORESTAL NA REGENERAÇÃO DE AREAS NO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC

Descrição/Justificativa:
Os sistemas Agroflorestais (SAFs) são uma alternativa na regeneração de áreas que sofreram
processos de degradação dos modelos atuais de agricultura e pecuária, que contribuem cada vez
mais com o desmatamento para criação de novas áreas de pastagens e lavouras, assim como o
abandono de áreas que se tornam improdutivas ao longo dos anos. Com isso é preciso mudanças na
forma e planejamento de áreas degradadas e espaços em regeneração. O estado de Santa Catarina
foi o que mais suprimiu a vegetação nativa no bioma Mata Atlântica desde o ano 2000, com cerca de
45.500 hectares (Fundação SOS Mata Atlântica e INPE, 2008), devido a ocupação populacional e
expansão das fronteiras agropecuárias. Um cenário preocupante que cada vez mais, tem
determinado alterações em direção a uma mudança de estilos de agricultura, seguindo os princípios
da Agroecologia e do desenvolvimento rural sustentável. Neste sentido, a avaliação do crescimento
inicial de espécies nativas é importante para saber a adaptabilidade das plantas e a eficácia do
sistema na regeneração de áreas.

Objetivos:
Geral: Contribuir para a caracterização de sistemas agroflorestais (SAF’s) funcionais com espécies
compatíveis nas condições climáticas do Alto Vale do Itajaí, visando à eficácia na regeneração de
áreas degradadas e produtividade orgânica para agricultura familiar. Específicos: Implantar um SAF
em uma área degradada no Alto vale do Itajaí; Avaliar o crescimento inicial das espécies nativas no
Alto vale do Itajaí; Avaliar atributos físicos e químicos do solo no decorrer do tempo; Avaliar a
variação do estoque de carbono no solo.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
O experimento está sendo realizado no Instituto Federal Catarinense Campus de Rio do Sul, no
município de Rio do Sul SC, (Latitude: 27º11’11.54” S e Longitude: 49º39’53.44” W, altitude 655
metros). O início ocorreu com o plantio do amendoim forrageiro (Arachis pintoi) para maior
cobertura total em menor tempo. As disposições das espécies seguiram o mesmo padrão entre linhas
e plantas, de acordo com as condições mais adequadas possíveis para cada espécie. Foram
implantados na área no ano de 2020: O Ingá feijão (Ingá marginata), bananeira (Musa sp.), guabijú
(Myrcianthes pungens), goiaba-seraana (Acca sellowiana) mandioca (Manihot esculenta), girassol
(Helianthus annuus) e milho (Zea mays). No ano de 2022 serão realizadas duas avaliações nas
plantas arbóreas de altura total (m) e diâmetro do caule (mm). Também serão plantadas novamente
girassol de corte e milho, além de erva-mate (Ilex paraguariensis). Para o milho será avaliado a
produção por planta (kg) e no girassol a qualidade das hastes. No solo será avaliado a densidade,
conteúdo de nitrogênio e estoque de carbono para acompanhamento ao longo da evolução do SAF.
As análises do solo serão realizadas no laboratório de Física do Solo do IFC – Campus Rio do Sul.
Também serão realizadas visitas técnicas guiadas no SAF com os estudantes da disciplina Ecologia
Agrícola do curso de Agronomia e dos estudantes do curso técnico em Agroecologia e Agropecuária
do Campus.

Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se avaliar o desenvolvimento inicial das plantas nativas no SAF, bem como a evolução das
características físicas e químicas do solo. Além disso, espera-se avaliar o potencial produtivo inicial
de algumas espécies agrícolas como milho, e girassol, demonstrando que é possível realizar a
recuperação de áreas e torna-las produtivas. Espera-se que o SAF venha a se tornar um laboratório
prático para estudos de sistemas integrados dentro da instituição para todos os cursos, fortalecendo
o ensino na instituição, e o papel da instituição na sociedade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação da atividade será realizada periodicamente, especialmente nos momentos de
socialização das ações realizadas bem como dos resultados obtidos no grande grupo do PET. Para
isso serão levados em consideração a qualidade dos resultados obtidos, a aplicação prática dos
resultados, a viabilidade da atividade e a contribuição na formação do estudante para vida
profissional. Também será constantemente observado a atuação dos petianos e comunidade
acadêmica no processo, para avaliar o alcance da atividade proposta.