

E o PET Agroecologia Rural Sustentável do IFC – Campus Rio do Sul não podia deixar de parabenizar as mais de 183 mil famílias catarinenses que atuam em propriedades rurais, dos quais 78% configuram como agricultores familiares e quase 3 mil se dedicam a produção orgânica e agroecológica (EPAGRI, 2019). Já no Brasil são mais de 5 milhões de estabelecimentos (76,8%) que praticam a agricultura familiar (IBEGE, 2017).

Mesmo pelo comprovado papel desempenhado pela agricultura familiar no cenário nacional, são grandes os desafios a superar. Entre eles estão a baixa valorização dos produtos, o persistentente êxodo rural, em especial dos jovens, baixo acesso a informações, tecnologias e politicas de educação e modernização voltadas ao setor.


“Eles trabalham em silêncio…desde o preparo do solo até a colheita. São varios profissionais em um só. São corajosos…se revelam na tradição, cultura e história. São guerreiros…enfrentam as dificuldades climáticas, pragas e doenças. São inteligentes…Não se cansam de aprender…São alegres e divertidos…Problemas? Eles não se abatem por causa deles. Na realidade, eles os veem como desafios. São heróis… São exemplo de vida…São o celeiro do mundo!

(texto: Ariadine Morgan)!
Fotos: petianos em suas atividades!!